quarta-feira, 29 de agosto de 2012

amigosdepelotas.com: Trânsito em Pelotas: uma aventura!


DOMINGO, JULHO 17, 2011


Trânsito em Pelotas: uma aventura!


Natália Redü
Da equipe do Amigos

A situação do trânsito está cada vez mais caótica. O aumento do número de veículos em circulação cresce a cada dia em todos os cantos do país, por causa dos bons ventos da economia, exigindo dos motoristas mais atenção e cuidado ao dirigir. Há agravantes: aqui em Pelotas, por exemplo, as obras de otimização das vias são escassas, a abertura de novas vias também. É cada vez mais difícil circular.

Outros problemas: além de manter a atenção no movimento dos veículos, temos que estar atentos à via em si: os quebra-molas raramente estão devidamente pintados e com placas indicativas em distância razoável; os buracos não são cobertos adequadamente, eis que na primeira chuva o famoso “asfalto sonrisal” já se desmanchou; as faixas de segurança só são pintadas quando praticamente nem se enxerga a sinalização anterior; as sinaleiras costumam ficar inoperantes em dias de chuva. Soma-se a isso tudo a ausência de placas indicativas das ruas, bairros, locais turísticos e afins. São freqüentes as queixas de turistas e visitantes nesse aspecto.

Como já não bastasse todos esses empecilhos, ainda contamos com alguns motoristas desprovidos de educação: não respeitam a faixa de segurança e a sinaleira; transitam pelo meio da rua, como se fosses donos dela; não ligam piscas; não ligam faróis a noite; não observam os pedestres. E, pior de tudo, sentem-se ofendidos quando lhes chamamos a atenção.

Claro que não poderia esquecer dos motoqueiros e ciclistas, que insistem em ficar “ziguezagueando” entre os carros, pouco ligando se vão bater no espelho do veículo ou amassar a lataria. É necessário estar lá na frente, custe o que custar. Há ainda as charretes e carros de som, que andam em velocidade lentíssima, atrapalhando o tráfego.

Em certa ocasião me senti “espremida” por duas motos: eu estava posicionada corretamente na via quando duas delas resolveram ultrapassar, uma pela direita e outra pela esquerda. Praticamente tive que parar o carro para deixá-las passar. Ou alguém duvida que caso houvesse um acidente o motorista do carro é quem levaria toda a culpa, por ser o veículo maior? E digo o mesmo para aquelas situações em que os pedestres atravessam as ruas sem observar o movimento.

O nosso cotidiano está cada vez mais corrido, cada vez somos mais exigidos, todos têm pressa. No entanto, no trânsito temos que ter calma e paciência. Todos têm direitos, deveres e regras a observar: motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres.

A situação do trânsito é um problema relevante e que poderia ser melhorado com duas simples ações do poder público:

1 – Manter as ruas em boas condições de trafegabilidade, com sinalização adequada e com recapeamento durável;

2 – Campanhas maciças de conscientização do trânsito, incluindo não só os motoristas, mas também os pedestres, motoqueiros e ciclistas, esclarecendo as regras que cada um deve seguir e respeitar.

Não basta pavimentar as ruas. Mais importante é mantê-las em boas condições. Não basta campanhas de trânsito esporádicas “pra inglês ver”. 

Fonte: amigosdepelotas.com: Trânsito em Pelotas: uma aventura!: Natália Redü Da equipe do Amigos A situação do trânsito está cada vez mais caótica. O aumento do número de veículos em circulação cresce...

Tragédias no trânsito de Pelotas - Reportagem Patrícia Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário